Ribeirão dos Índios faz o rastreamento e Monitoramento de Covid 19 na Zona Rural

Quarta-Feira, 16 de Dezembro de 2020

O Município juntamente com a Coordenação Municipal de Saúde tem proposto diversas ações para apoiar no enfrentamento da pandemia do Coronavírus, além de estar presente junto aos profissionais de Saúde onde se faz presente na linha de frente.

O rastreamento de contatos é uma estratégia que visa diminuir a propagação de doenças infectocontagiosas com a identificação de novas infeções resultantes da exposição a um caso conhecido. Dessa forma, é possível isolar novos casos e prevenir o surgimento de uma próxima geração de infecções a partir de um caso índice.

Sendo assim para o setor da Saúde, a inserção de serviços em áreas rurais, constitui-se em um importante desafio, considerando o princípio da universalidade e da equidade que rege o SUS, onde o Serviço de Saúde necessita se fazer presente nessa área. Feito visita aos moradores conscientizando-os quanto aos sinais e sintomas e a rápida procura à Unidade de Saúde. Assim a equipe de Saúde poderá elaborar estratégias de monitoramento diário, onde dispõe de atendimento médico, teste rápido (IGM/IGG) e PCR (Swab) quando necessário.