O Dezembro Vermelho


Quinta-Feira, 17 de Dezembro de 2020

SAÚDE: O Dezembro Vermelho:

Marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV/ Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

HIV/AIDS

Todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com os medicamentos antirretrovirais, imediatamente, e, assim, poupar o seu sistema imunológico. Esses medicamentos (coquetel) impedem que o vírus se replique dentro das células T CD4+ e evitam, assim, que a imunidade caia e que a Aids apareça.

Infecções Sexualmente Transmissíveis:

As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.

Neste mês em comemoração estamos realizando os testes pelo método rápido, com resultado no mesmo dia. Testes rápidos de HIV, sífilis, Hepatite B/C, tanto no período  diurno e vespertino, oferecido a rotina e gestantes (Rede Cegonha). Lembrando que esses testes já são oferecidos na Unidade Básica de Saúde como horário marcado.